sábado, 23 de outubro de 2010

Videoclipes imaginativos (Beck, Charlotte Gainsbourg e El Guincho)

Aí abaixo dois videoclipes bacanas que não tentam contar muita coisa, mas conseguem criar excelentes imagens. Em cima de várias situações desconexas, fazem esta "viagem pelo mundo da imaginação" que fala o primeiro, logo na introdução.

O El Guincho, que lançou este ano o disco acima, é talvez a banda indie mais exportável da Espanha. Ajudados por festivais como o Sónar, de Barcelona, acabaram sendo comparados com os Animal Collective. E fazem um som bacana, criativo. O clipe abaixo, consegue produzir boas imagens com tratamento simples e de fácil execução. É, na minha opinião, algo entre um editorial de moda e um filme do David Lynch.

El Guincho - Bombay from CANADA on Vimeo.

Já o primeiro clipe da parceria entre Beck e a francesa Charlotte Gainsbourg tem mais produção e acaba sendo mais estranho que maluco. E na mesma linha de comparações (esdrúxulas?) poderíamos dizer que é algo entre um programa familiar do National Geographic e um filme qualquer do Jim Jarmusch ou do Wes Anderson.

Charlotte Gainsbourg "Heaven Can Wait" from Beck Hansen on Vimeo.

Os dois clipes são importantes e, na minha opinião, extremamente relevantes porque usam da liberdade do meio (os videoclipes) para chegar onde o cinema vacila na maioria das vezes: a interpretação da imaginação. Estando a serviço das histórias, o cinema acaba sendo em boa parte das vezes, um livro ilustrado. Não consegue usar o seu potencial e hoje em dia, os muitos efeitos, softwares e possibilidades técnicas para criar coisas não vistas mas que estão no nosso imaginário. Ponto para eles.