terça-feira, 10 de agosto de 2010

Caribou (e uma aula de meia fusão)

Se tem um recurso de edição que é difícil de ver bem empregado, este é a meia fusão. O visual, que nasce da mistura de duas imagens, baixando a opacidade de uma delas, acabou sendo usado à exaustão nestes clipes românticos e shows de bandas bregas, muitas vezes para mostrar duas coisas que acontecem simultaneamente no palco (por exemplo, vermos o vocalista com toda a sua emoção ao mesmo tempo em que ocorre uma brilhante performance do saxofonista).


Pois bem diferente disso faz o clipe da bacana Odessa, música do multi-instrumentista Caribou (o figura da foto acima). Dirigido pelo coletivo Video Marsh, as imagens se misturam o tempo inteiro no vídeo e nascem justamente da mistura de duas ou três coisas diferentes. Raramente vemos uma imagem sem estar composta com outra e quando vemos, é por muito pouco tempo. Isso gera um ritmo bem bacana para todo o vídeo, assim como também cria movimento para imagens estáticas ou uma certa melancolia para imagens em movimento (até porque muitas delas tem movimento alterado, em slow). Vale lembrar que o artista é canadense e que a palavra caribou quer dizer alce, coisas que estão relacionadas ao tema do videoclip. Vejam o vídeo abaixo e preparem-se: ele vai tocar dia 27 de outubro em São Paulo, no Clash Club. O show também promete.

CARIBOU - Odessa from Caribou on Vimeo.

Em tempo: conheci o videoclip no tumblr do amigo Gabriel Dietrich (http://gabdietrich.tumblr.com/). Recomendo a visita!

2 comentários:

  1. Muito bom! Adorei a música, Calvin Harris com Orbital e Kings of Convenience. O clip é bem o reflexo das multicamadas da música.

    Boa dica!
    Abs

    ResponderExcluir
  2. Boa seu Herbert. É verdade que não tinha feito o paralelo entre as muitas camadas do vídeo e da música. Excelente analogia. Mandou bem.

    Valeu!

    ResponderExcluir