sexta-feira, 9 de abril de 2010

A pós-produção do filme do Chico Xavier

Como parte do lançamento do filme de Chico Xavier, dirigido por Daniel Filho, que estreou semana passada nos cinemas, a produção do filme disponibilizou em canais como o Youtube um extenso material, registrando os bastidores do longa-metragem. Um material bem feito, bem editado e que serve para ilustrar o trabalho das pessoas envolvidas na produção, gerando curiosidade sobre a história que está sendo narrada.

Na segunda parte do making of (três no total), eles contam um pouco sobre o processo de pós-produção, colocando mais atenção aos efeitos especiais, composições e criações de elementos em 3D do que à montagem propriamente dita. Tentam reforçar assim a imagem de "mega-produção" associada ao filme, mostrando a complexidade e o trabalho que está por trás do que não se vê. Mas é interessante conhecer alguns dos efeitos empregados, bem ilustrados neste making of, comentados pelo supervisor técnico de pós da O2, Paulo Barcellos Jr. Em suas palavras, "metade do filme é pós-produção".

Vejam o vídeo abaixo (para os impacientes, eles começam a comentar sobre pós-produção aos 3'24")



Também me pareceu interessante - e bem feito - o trailer do filme. Sem grandes inovações e efeitos, o trailer vende bem a história, mostra os principais personagens,e entra no universo do filme com bom ritmo, imagens bonitas e boa edição dos diálogos. Sempre acho que os trailers nacionais ou contam toda a história, em uma edição longa e com muitos diálogos ou acaba pegando só as cenas polêmicas (e aqui a cena de nudez padrão, herança da pornochanchada) em um combinado que não faz muito sentido e tenta chamar atenção mais pelo sensacionalismo do que pela história em si. O trailer de Chico Xavier não tem nenhuma grande inovação mas é eficiente e acho que funciona bem para promover o filme.



Legal a iniciativa da produção do filme em documentar todo o processo e disponibilizar isso na Internet ao mesmo tempo em que o filme estréia nas salas de cinema, não esperando que este seja mais um extra para o lançamento em DVD. O público - e o cinema nacional como um todo - ganha muito com iniciativas como esta.

Um comentário:

  1. Eu vi o filme e sinceramente não gostei do resultado. Como história é interessante, mas achei um filme escuro, um pouco arrastado, apesar do roteiro não-linear.
    Esperava mais.
    Você já viu?
    Beijos Ana

    ResponderExcluir