terça-feira, 18 de maio de 2010

Conheça Jonathan Hodgson! (ou: como misturar perfeitamente animação e vídeo)

Um cara que se relaciona bastante com essas idéias do post anterior e que aplica isso para a publicidade e para ótimos curtas-metragens que faz desde 1981 é o inglês Jonathan Hodgson. Figura presente em muitos festivais de animação (o Anima Mundi já fez até uma retrospectiva sobre o trabalho dele) e compilações de animação inglesa (o ótimo livro Animation now! da Taschen também o cita), ele sabe como poucos misturar vídeo e animação para chegar a ótimos resultados. E não só o visual é bem interessante como ele acaba gerando sentido para essa interação entre as duas coisas, representando de forma bastante livre aspectos da imaginação, do pensamento, do subconsciente e da linguagem dos sonhos.

O curta Feeling My Way, de 1997, é para mim o melhor exemplo dessa linguagem (e certamente um dos meus curtas prediletos). Aqui ele tenta ilustrar o que passa pela cabeça de uma pessoa (consciente ou inconscientemente) durante um rápido percurso a pé, da própria casa para a casa de um amigo. Como nos exemplos anteriores, o vídeo que foi gravado não tem nenhuma graça; é o simples caminhar de alguém. Mas a animação gera um resultado bem interessante, agregando significados diferentes para as coisas do dia-a-dia. Vejam abaixo (é pena que a qualidade do vídeo não está muito boa).



Outro curta dele que gosto muito é o The Man With The Beautiful Eyes, que ele fez logo depois, em 1999, e dessa vez, inteiramente em animação. Baseado num poema do Bukowski, de 1992, ele conseguiu criar um ritmo bem interessante em uma narrativa que mistura imagens e texto e que se relaciona com o universo infantil.



Para conhecer mais sobre o Jonathan Hodgson e ver alguns curtas mais recentes, onde ele segue experimentando nessa mistura entre vídeo e animação com resultados bem interessantes, entre na página dele. Os curtas estão todos lá, na íntegra, junto com uns tantos desenhos, umas animações para publicidade e até o showreel do cara. Um ótimo passatempo, eu diria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário