segunda-feira, 3 de maio de 2010

Uma banda + um estúdio + uma boa sacada = um bom videoclip

Uma coisa que sempre estranho são esses videoclips que querem ser curta-metragens. Talvez porque Gondry, Spike Jonze e companhia tenham chegado aos longas, agora todo estudante de cinema acha que o caminho para se chegar em Hollywood passa obrigatoriamente pelos clips. E então fazem um videoclip cheio de atores e situações dramáticas, a banda cantando no meio da ação, com figurino e maquiagem pensados como no cinema. Nada mais longe da realidade da banda, muitas vezes, e nada mais cansativo para se ver no Youtube, que é onde todo mundo vê videoclips hoje em dia (já que a MTV cada vez mais deixa o M de lado para ser só TV mesmo).

Assim como falávamos que os trailers (e chamadas televisivas em geral) são antes de tudo boas sacadas, acredito que o mesmo acontece com os videoclips. E boa parte dessas idéias bacanas tem a ver com montagem, truques de edição e composição de imagens (como no caso do próprio Gondry, por exemplo). Aí abaixo alguns exemplos de videoclips simples, gravados em estúdio, sem ser uma mega-produção, com excelentes sacadas (alguns deles já são até clássicos em videoclips!).

Primeiro a canadense Feist, com o seu maior hit 1234. Um grande estúdio, muitos dançarinos, a própria cantora, um plano-sequência com movimentos de câmera bem bacanas e um truque simples de máscaras, com excelente planejamento de toda a ação.



Segundo, os americanos Vampire Weekend, com a música A-Punk, do primeiro disco. Também um plano-sequência, dessa vez acelerado, com algumas situações no meio dele. Simples, chamativo e bem interessante.



Terceiro, os australianos Architecture in Helsinki com a sua Hold Music. Aqui vemos poucas e simples situações, manipuladas e bem ritmadas no processo de edição.



E por último, um que não tem nada de especial quanto à edição mas que também é bem bacana, tem a ver com esses outros por também ter sido gravado em um grande estúdio e tem um final bem interessante (aqui sim uma boa idéia). Outro dos Hot Chip, dessa vez para a música Boy From School. Clique aqui para vê-lo no Youtube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário