quinta-feira, 22 de abril de 2010

Como fazer - e como não fazer - um trailer de um longa-metragem

Dessa vez, uma aula rápida e prática de como fazer - e de como não fazer - um trailer para um longa-metragem, que nada mais é que uma peça publicitária de um filme, usando dois exemplos atuais. Sendo uma peça publicitária, você deve instigar a vontade do espectador a ir ao cinema, dando algumas idéias do que é feito o filme, qual gênero ele pertence, qual o apelo, atores, efeitos, tramas que ele se apóia. Certo?

É o que faz muito bem Godard para promover seu novo filme, "Socialisme". Em pouco mais de um minuto ele mostra tudo isso de forma rápida, instigante, com bom uso da montagem, bons letterings, boa música, imagens de um frame dialogando com os personagens que aparecem no longa. É na verdade um teaser e não um trailer, já que só introduz o tema do filme, sem se aprofundar muito nele. Mas consegue instigar a curiosidade do espectador com poucos elementos e ótima idéia.



E é o que não faz o filme brasileiro "Segurança Nacional", dirigido por Roberto Carminati, também inédito. No trailer, de dois minutos, ele mostra tanta coisa que quase que você sente que já viu o filme todo. Mostra os atores, as tramas e sub-tramas, algumas tantas cenas de ação, os principais conflitos... Mais ou menos você já sabe como começa, como se desenvolve e como termina (já que mostra uma gigantesca explosão na selva, provavelmente aquele plot dos 1h45min que você acha que tudo vai acabar mal mas não acaba), mostra o mocinho (Thiago Lacerda), a mocinha (Viviane Victoretti) e até o esperado beijo (grande momento dos filmes de 007 pelo menos). A idéia deveria ser a de sugerir a história e não contar ela toda.



Sou da opinião que se tem uma coisa que o nosso cinema ainda não aprendeu a fazer são os trailers. Em geral ou repete a fórmula acima, contando toda a história do filme, mostrando todos os efeitos e detalhes importantes, querendo se vender como uma super-produção, ou coloca cenas aleatórias intercaladas com todos os festivais que participou e os prêmios que acumulou antes da estréia nacional. Trailer é antes de tudo uma boa sacada; que deve sugerir as principais idéias da história, sem contá-las totalmente. Assim como um curta é um curta e um longa é um longa, um trailer é um trailer. Cada uma dessas coisas tem suas características e linguagens específicas.

14 comentários:

  1. Parabens pelo blog!
    É muito bom encontrar um bom conteudo na internet.
    Sempre que puder venho aqui conferir as postagens.
    Abraço

    Jell Carone
    Teresina-PI

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelos elogios, Jell. Bom saber também que tenho um leitor em Teresina. Passe sim sempre por aqui e deixe seus comentários. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Segurança Nacional = Mais uma tentativa burguesa de criar uma industria cinematografica nos padrões Hollywodianos no Brasil.
    Isso devia ter acabado com o fim da Vera Cruz.
    Enfim, parabéns pelo Blog frequento sempre que posso e vejo coisas interessantíssimas nele!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelos elogios, João. O Segurança Nacional é também uma tentativa de fazer um "24 Horas" nacional. Até presidente negro tem por lá. Mas patrocinado pela Petrobrás (como todo filme nacional) e com a ajuda das forças armadas, acho difícil sair algo relevante daí mesmo. Poderia ser crítico ao governo e de fato precisamos de filmes de ação (filmes de gênero em geral). Mas duvido que esse seja o caso aqui.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Não concordo com os colegas, o filme Segurança Nacional, realmente não é um bom filme ( Pois ainda explora as cenas de sexo como mola mestra do filme )contudo, é uma tentativa de mostrar que as produçoes Brasileiras podem mudar, competir e quem sabe conquistar as telas AMERICANAS, o caminho talvez seja por ai ( Ousadia, tentativas, produzir )se uma grande empresa, se as forças militares ou seja lá quem for, esta ajudando, aproveite e produza.
    Nossos cineastas atualmente estão conquistando espaços, ja temos diretores Brasileiros dirigindo nos Estados Unidos, atores e atrizes trabalhando porlá, temos cineastas na aréa de animação concorrendo ao Oscar, e empresas brasileiras fazendo mercado na Europa, isso é pouco ?....Claro que não !

    ResponderExcluir
  6. POis então amigos, esqueci de me identificar, sou Paulo Mascarenhas, cineasta, produzo curtas metragens para festivais, resido em Jacobina-Ba, adorei o blog de vocês...é isso, parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Boa, Paulo. Bem-vindo ao blog e obrigado pelos comentários. Concordo com você que temos que fazer mais filmes. E mais, temos que fazer diferentes tipos de filme. Não tem mesmo muito filme de gênero por aqui, seja terror, suspense e até mesmo comédia ou ação (que é esse o caso desse filme, não?). O que eu criticava mais no post era em relação ao trailer, que poderia mesmo instigar a curiosidade de possíveis espectadores e que, nesse caso, acho que acabou não funcionando. Isso explica em parte termos muitos filmes brasileiros em cartaz (pelo menos aqui em São Paulo) e muitos deles terem uma baixíssima audiência (o que a Folha de São Paulo chamou recentemente de "invisíveis"). Concorda?
    Abraços, Paulo.

    ResponderExcluir
  8. Concordo plenamente, a visão dos cineastas Brasileiros tem que mudar, principalmente com relação a filmes de efeitos, ficção e outros do gênero,caso contrario continuaremos invisiveis, mas temos também que reconhecer que alguns poucos diretores, atores e atrizes e principalmente produtores estão tentando mudar, já é um bom caminho

    ResponderExcluir
  9. Quem afirmou isso ? sou eu amigo, Paulo Mascarenhas de Jacobina-BA

    ResponderExcluir
  10. O filme em Curta Metragem " Ponto de Vista de Paulo Mascarenhas -jacobina-BA" estará representando o Brasil no Festival de Cannes 2012, o filme participou de vários festivais no Brasil e sempre obteve excelentes classifições, a exemplo do ultimo festival minicurta Vivo Arte.Mov Governo da Bahia, o filme foi prêmiado na 7º colocação entre os dez melhores do festival , foi destaque na internet em todos os meios de comunicação.
    O curta metragem Ponto de Vista tem a direção geral de Paulo Mascarenhas, co-direção de Jotta Esse e no elenco Arlania Sampaio e Ednael Morais, o filme foi gravado na cidade de Jacobina-BA, ha 360 Km de Salvador, o que surpriende a critica especializada é como um filme feito no interior Bahiano, sem tradição no cinema, sem apoio e patrocinio consequiu fazer tanto sucesso no Brasil e obter tantas classificaçõe em importantes festivais a obter uma inscrição no importante festival de Cannes ( http://cinef.online-festival.com/ValideCinef_fr.Aspx?Ref=CF120022&IdEcole=11202801 ).
    Então migos, só nos resta torçer por mais esta produção de cinema representando o Brasil em Cannes 2012

    ResponderExcluir
  11. Oi Paulo, vocês já foram selecionados ou ainda estão mandando o material para avaliação do comitê deles? O site que você mandou é só uma pré-seleção. De qualquer modo, desejo muita sorte a vocês. Divulgue para a gente o curta quando ele estiver online, ok? Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Companheiro, realmente é uma pré-seleção, só que com uma indicação da FestBras, o que torna esse material diferente de outros, pois estamos sendo indicados ( Digamos que temos um aval maior daquele escrito sem indicação), outro fato..é o que falei no inicio, um filme consequi resultados positivos em festivais fora de sua região e ser indicado pela FestBras a participar de Cannes.isso realmente é inesperado

    ResponderExcluir
  13. Com certeza. Parabéns, Paulo. Desejo muita sorte à vocês. Nos mantenha informado. Fiquei curioso agora para ver o curta-metragem. Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Muito legal o conteúdo do blog!parabéns.
    João Andriotte - Rio grande do sul

    ResponderExcluir