segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Montagem Vertical (ou: Rybczynski vs. Green Day)

A Montagem Vertical pode ser caracterizada como uma técnica de pós-produção e se define por pensar dentro do quadro, agregando elementos que acontecem simultaneamente. Um efeito especial ou uma composição de imagens poderia estar dentro desse processo, já que cria uma imagem composta. O lado vertical também se relaciona com as próprias timelines (ou linhas do tempo) dos softwares de edição, em que um layer ou canal se sobrepõe ao outro, cada um como uma imagem, efeito ou elemento sobre as demais.

Mas muito diferente de colocar uma imagem ou elemento gerado em 3D dentro de outra, por exemplo, é usar diferentes situações acontecendo simultaneamente e pensar em uma peça que jogue com essas possibilidades, gerando elementos narrativos. Mais que enganar o olho do espectador com um efeito invisível, aqui se busca mostrar esses recursos para conquistá-lo.

É o que faz com maestria o diretor/animador polonês Zbigniew (ou Zbig) Rybczynski em seus curtas, como por exemplo no "Tango" de 1980. Aqui temos um apenas um quadro fixo com diferentes situações cruzadas acontecendo simultaneamente.



Como tudo acaba chegando aos videoclips (hoje em dia muitas vezes esses recursos são criados neles), eis como o curta foi lido em uma adaptação (homenagem/plágio?) da banda Green Day (para a música Redundant do álbum Nimrod de 1997). Vemos a banda se relacionar com o mesmo tipo de situação, incluindo uns personagens similares (a mulher que se veste, o casal que namora no sofá, etc).



Dois bons exemplos da montagem usada sabiamente para gerar efeitos narrativos, ampliando seus recursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário