quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Recortes e montagem (ou: como a montagem pode ajudar o baixo orçamento)

A boa montagem é amiga do baixo orçamento. Explico: é possível fazer um bom curta sem gravar um segundo sequer? É o que faz justamente grande parte dos curtas em animação e boa parte dos documentaristas.

A animação muitas vezes trabalha com 3D ou elementos associados à alta tecnologia, o que no caso das animações da Pixar, por exemplo, não quer dizer que seja exatamente "baixo orçamento". O documentário é em geral um ótimo campo para experimentações e vem dele nos últimos tempos excelentes idéias associadas ao uso da montagem. Nele pode-se quase tudo, contanto que as imagens utilizadas tenham a ver com a idéia que se quer passar e dêem continuidade ao assunto. Animações, manipulações de imagem, imagens de arquivo, fotos, áudios de diferentes fontes... Tudo acaba sendo misturado no processo de edição e passam muitas vezes a assumir novos sentidos. A edição não-linear atual ajuda nesse sentido, pois os diferentes formatos são facilmente integrados no computador. E isso quer dizer que excelentes peças possam ser feitas apenas manipulando materiais já existentes, o que estaria associado ao baixo orçamento.

Um exemplo que me pareceu interessante é o "This is a recorded message" de 1973 do canadense Jean-Thomas Bédard. Aqui ele faz um interessante curta-metragem usando apenas recortes de publicidade e fotos de diferentes fontes. Com esses elementos pretende criticar o consumismo do mundo capitalista. "A publicidade sedutora é vista como a principal força de motivação no sentido de moldar os desejos, as necessidades e, em uma escala mais ampla, as vidas de homens e mulheres modernos", diz a sinopse no site do National Film Board do Canadá.

Um curta-metragem interessante que, feito todo em montagem, se apropria da publicidade que está ao nosso alcance para, manipulando tudo isso, passar uma eficiente mensagem.

E podemos concluir também que no final das contas a publicidade joga na maioria das vezes com os mesmos temas, enquadrados sob os mesmos planos.

Confira o curta abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário