quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Sinfonia do Século 21 (ou: montagem vs. publicidade)

Usando o mesmo tema do post anterior mas fazendo um curta-metragem de forma completamente oposta temos o "21st Century Symphony", dirigido por Raphael Erichsen e editado por André Amaral (dois ótimos amigos também). Aqui eles também usam a publicidade para conduzir o documentário que segundo eles é uma homenagem ao "O homem da câmera" do russo Dziga Vertov, um dos melhores exemplos de montagem de todos os tempos (a própria montagem é na verdade um dos temas do curta).

Em 21st Century Symphony não temos a manipulação e os truques de montagem do curta original e não temos também o uso das publicidades impressas mencionadas no exemplo do post anterior. O que este curta joga é com imagens gravadas na rua onde vemos a publicidade interagir com o ambiente: seja a relação com as pessoas, com os carros ou mesmo com as outras publicidades, presentes nos ônibus ingleses, nas vitrines, nos outdoors. O interessante é como a montagem usa todos esses elementos para contar a história e montar essa "corrida diária onde os jogadores tem regras a seguir e objetivos a alcançar". As frases criadas em montagem em que vemos uma publicidade complementando a outra, gerando novos sentidos, é extremamente eficaz e bem elaboradas.

Um olhar muito interessante sobre as imagens e situações do dia-a-dia.

21st Century Symphony from André Amaral on Vimeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário